Alfândega da Fé vai criar um Conselho Municipal Sénior

Alfândega da Fé vai ter um Conselho Municipal Sénior. Uma estrutura que pretende dar voz aos seniores do concelho envolvendo-os nas tomadas de decisão respeitantes às políticas para a terceira idade.



É já no dia 21 de maio que é instituído, formalmente, este Conselho, com a tomada de posse dos elementos que o constituem no auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.

Trata-se de um órgão consultivo que tem como principal função debater, analisar e pôr em prática programas e iniciativas direccionadas para a população sénior. No fundo é um grupo de trabalho constituído por elementos representativos desta fatia da população.

Nele têm lugar a Presidente da Câmara e o Vereador do Pelouro com competências delegadas, três representantes sénior das IPSS’S do Concelho com interesse em participar, e que trabalhem com idosos/as, Oito Cidadãos/cidadãs eleitores/os seniores efetivos e quatro suplentes, a nomear pela Assembleia Municipal, que devem representar as freguesias do Concelho, quatro Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, nomeados pela Assembleia Municipal, de preferência com 55 ou mais anos e a título de convite, as entidades e instituições nacionais ou regionais que possam contribuir para o desenvolvimento das políticas sociais do concelho, bem como representantes seniores das Associações do Concelho.

“Não vai ser um órgão tecnicista, mas mais um espaço de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas para uma das principais problemáticas que enfrenta o concelho: o envelhecimento da população”, refere um comunicado da autarquia.

A criação deste Conselho vem responder à necessidade de abordar os problemas sociais e culturais dos idosos, contribuindo para a melhoria do seu bem-estar e qualidade de vida. Surge no âmbito de outras medidas e iniciativas que fazem de Alfândega da Fé uma Comunidade Amiga dos Idosos.

Recorde-se que Alfândega da Fé integra, desde abril de 2011, a Rede Mundial das Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, tendo assumido o compromisso de criar um ambiente que promova o envelhecimento saudável e ativo.

www.CodeNirvana.in

© Autorizada a utilização de conteúdos para pesquisa histórica Arquivo Velho do Noticias do Nordeste | TemaNN